domingo, 5 de agosto de 2007

O Meno

As primeiras cidades do mundo nasceram em torno de rios. O Tigre e o Eufrates eram para os habitantes de Ur fonte de alimento e meio de transporte. Da mesma forma, era em torno do rio Nilo que a vida do antigo Egito era mais intensa, com grande concentração de pessoas e muitas trocas. E as coisas continuam sendo assim, pelo menos nas beiradas frankfurtianas do Meno.

Como tem gente nos gramados que ladeiam esse rio! Não seria possível dar dez passos em linha reta sem derrubar a Coca ou o chá de alguém. Onde eles pegam essas bebidas? Em vez dos vendedores ambulantes de nossas praias, o Meno tem um barquinho-bar ancorado em uma de suas margens. Ele toca "dança do ventre" o dia inteiro e espalha suas mesas pelo gramado em frente: sobre "cobertores", são colocadas mesinhas circulares de dois palmos de altura e almofadas-cadeiras, bem no estilo Taj Mahal. Esse boteco ribeirinho nao vende dog prensado a um real e nem Wurst (o linguição alemão). Aqui tem é Kebab, uma espécie de burrito com churrasco grego. A bandeira turca no mastro e o nome do barquinho (Istambul) explicam.

Também nas águas, o movimento é intenso. Acabou de passar um cruzeiro chiquérrimo (parecia ser) com a bandeira da Suíça. Agora é a vez de um barco da Audi, com um carro novinho dentro, fazendo propaganda. Junto vem um igualmente médio com uma faixa "heute rundfahrt". Não sei o que quer dizer, mas deve ser "hoje, de graça", porque está lotaaado.

Do outro lado do rio? Adivinha. Um parque de diversão! Com roda-gigante e tudo. As barracas vão até tarde e a bebedeira e seus efeitos são de causar inveja aos brasileiros. Passei lá a uma da manh
ã. Fui barrada por um homem fantasiado de coelho cor-de-rosa (!) e cinco amigos de camisa laranja-cheguei. Explicaram que era a despedida de solteiro do coelhinho e que eu deveria dar um abraço nele. Ok, parabenizei o rapaz. Mas, como seus amiguinhos pediram mais, sorri um tchüss e fui.

As margens do Meno têm me revelado curiosas surpresas. Bem, espero para ver o que acontece até as dez, que é quando o sol se põe e eu me vou.
(escrito em 04/08, às 17h)

Um comentário:

Unknown disse...

Fiquei com vontade de conhecer esse parque, deve ser bem interessante e bonito passear nele =)

beijão ;)