quinta-feira, 3 de abril de 2008

Tilmann Habermas

"Meu nome é Tilmann Habermas", claro que ele tinha que levantar a sobrancelha e mudar um pouco a voz ao pronunciar a última palavra. Assim iniciou ontem sua primeira aula. Uma figura! Tipo de professor especialista no assunto, que nao perde oportunidade de fazer uma piadinha e, claro, consegue prender a atencao dos alunos. E poe alunos nisso! No saguao de entrada, já tinha uma multidao aguardando a aula. Claro que pensei, "é, só porque ele é filho do Jürgen Habermas..". Mas no final da aula, fiquei com dúvidas.

A disciplina chama-se Psychoanalyse. Análise Psicológica, acredito. Promete ser um curso bem abrangente, comecando por Freud e o estudo da Histeria, pasando por Jung, Reich até Lacan (oposto do Freud, por assim dizer). Habermas, também psicologo, fez um teste conosco bastante interessante. Disse que era para uma pesquisa sua, mas nao quis contar o que era "para nao nos influenciar". Consistia em tres histórias trágicas e várias perguntas sobre o nosso estado de espírito ao ler cada uma deles (sempre as mesmas perguntas). Voce ficou triste com a História? Acha o contador da História simpático? Acha que o contador é simpático? As possibilidades de resposta variavam entre, "de jeito nenhum" e "extremamente". Esperar pra ver...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei, tá interessante essa aula do Habermas! (ou: preciso de dinheiro pra ir pra Frankfurt... é soda hein) Boa sorte na, digamos, Escola de Frankfurt!