quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

(N)A Escola de Frankfurt

Já se passaram quase sete meses desde que cheguei a esta cidade, o primeiro semestre de Johannes Wolfgang Universität acabou e só agora me toquei que estou estudando na Escola de Frankfurt! Meus Deus! O que fiz todo este tempo?

Foi aqui que aquela extensa crítica do marxismo se desenvolveu. Aqui Banjamin, Marcuse, Adorno e cia pensaram a Teoria Crítica da Sociedade. Aqui o Max Hockenheimer fundou o famigerado Institut für Sozialforschung (Instituto para Pesquisa Social). É aqui mesmo que estou! Pode parecer só um amontoado de nomes, índice de enciclopédia, citacao de tese, mas nao é. Pra mim nao. Essa corrente de pensamento me atraiu de esfriar as maos desde que ouvi falar dela. Nao me pergunte por que. Ainda estou tentando descobrir. Mas até fui estudar alemao de verdade! e, me diz, quando vou usar essa língua? De todo modo, acho que a compreeecao do século XX passa por ela.

Nao foi aqui que a , por assim dizer, sociedade alternativa, dos anos 60 e 70 tirava a roupa em nome da liberdade. Isso foi em Munique, no Englisch Garten, nas margens do rio Izar (e vi com estes olhinhos aqui que muitos fazem isso até hoje! ok, talvez agora em nome do calor).

Enfim, mas aqui o movimento estudantil se mostrou forte nesses anos dourados e rebeldes, aqui o consumismo e os valores "modernos" do pós-guerra geraram debates acalorados, ocuparam prédios. Como fez nossa geracao predecessora no Brasil. Lá combatiamos uma ditadura. Aqui já os efeitos coleterais do modo de produzir (e viver) segundo o capitalismo.

Pois bem, a coisa me veio assim. Soube, em uma festa semana passada, que o proeminente, e também complicadíssimo, filósofo Jürgen Habermas, tem um irmao que ainda leciona nesta universidade. Arrepios. Soube que o tema dele é Psicologia Social (Sozialpsychologie). Nem idéia de como ele se chama. Na busca pelo nome e ficha completa do professor, acabei ...

1) num emaranhado de links ultra-interessantes

Institut für Sozialforschung
http://www.ifs.uni-frankfurt.de/index.html (tem páginas com english version)

Quem dirige atualmente o Instituto? http://univis.uni-frankfurt.de/prg?show=info&key=936/persons/2008s:fb8/phili/phili/honnet

A nova e boa Wikipédia
http://de.wikipedia.org/wiki/Frankfurter_Schule (escolher o idioma na barra ao lado)

2) num extase de "nao acredito! Esta é mesma a Escola de Frankfurt"

3) numa angústia de "E daí se até hoje voce passava pelo instituto pra ir perder horas na internet e nem o reconhecia?".

4) num "plano" de parar de me acusar como uma pessoa que sempre perde tempo e me comprometer, nestes meses que me restam, a trazer entrevistas, curiosidades, "como as coisas estao andando" etc - aguardem, hehe

Como se chama o irmao do Habermas que ainda leciona aqui? Fica pra próxima

Um comentário:

Anônimo disse...

Wirklich? Eu aqui me descabelando com os textos da Escola de Frankfurt e vc na própria... AUhaUHAHUaHUaHUaUHaHUaHUa. Vai encarar o irmão do Habermas auf Deutsch? Beijos e até mais. Bloga sempre que puder.